Tudo bem que o campeonato brasileiro sub20 mal começou, mas nessas duas rodadas que se passaram já mostra o quanto o Brasil vai precisar se esforçar para voltar a ser o número um no ranking mundial.
Para a copa de 2014 e 2018 ainda temos a esperança de ter um bom time formado com as revelações de hoje, como: Neymar, Ganso, Lucas, Oscar e outros que já mostraram o seu potencial nesse brasileirão 2011, mas para daqui dez anos, vamos precisar contar com essas revelações de hoje (que serão veteranos) ou com alguma revelação da época.
O descaso brasileiro com as categorias de base é muito evidente. Cada vez menos os times se preocupam em revelar jogadores, em usar jogadores da base, mas estão preocupados sim em trazer “medalhões” que nem estão mais no Brasil, inclusive alguns já considerados veteranos e/ou em fim de carreira.
Está na hora de todos os times brasileiros pensarem um pouco mais e investir mais forte nas categorias de base. Hoje temos pouquíssimos times que pode se considerar com uma categoria de base forte: Corinthians, Inter, Santos e São Paulo. O Cruzeiro e o Vitória já foram referencia em formação de jogadores, mas hoje não estão entre os principais do Brasil.
Coincidência ou não, esses 4 times com as melhores bases, são os que tem melhores times/elencos e que vem brigando ano após anos por títulos, sem falar no fato de serem os clubes com mais dinheiro em caixa para novos investimentos em jogadores ou em ações para valorizar mais a sua marca.
Abre o olho, Brasil! Futebol se renova ano após ano. Não adianta querer viver com jogadores do passado sem apostar nos novos. Já está na hora dos times investirem o seu preciso dinheiro de maneira mais forte nas categorias de base do que em jogadores de alto valor que em muitas vezes não dão o retorno esperado.
A seleção brasileira já está em 6º no ranking da FIFA e se não obter um bom desempenho com essas revelações de hoje para poder subir no ranking, pode ter certeza que daqui a 10 anos não vai conseguir muita coisa melhor do que isso. E sexto lugar é uma péssima posição para um time que é considerado o país do futebol.